Como baixar o programa para Declaração do Imposto de Renda no seu computador
O programa disponibilizado pela Receita Federal para fazer a declaração do Imposto de Renda de Pessoas FÃsicas 2008 já está disponÃvel. Saiba exatamente como instalar o programa, fazer a declaração anual e entregar pela internet.
Quanto antes você baixar o programa e fizer a sua declaração, melhor, pois o prazo para entrega é até as 20:00 horas (horário de BrasÃlia) de 30 de abril e quem deixar para a última hora corre o risco de enfrentar lentidão extrema nos computadores da Receita Federal.
O programa IRPF2008 pode ser utilizado em qualquer sistema operacional. A máquina virtual java (JVM), versão 1.4.1 ou superior, deve estar instalada, pois programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM.
Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e instale:
Para Windows:
IRPF2008win32v1.0.exe
Para Linux:
IRPF2008linuxv1.0.bin
Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando "chmod +x IRPF2008linuxv1.0.bin" ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.
Para Mac:
IRPF2008macv1.0.command
Para Solaris e outros sistemas operacionais:
IRPF2008v1.0.Setup.jar
Além das opções acima com instalador, é disponibilizado abaixo o arquivo zip que deve ser descompactado no local desejado:
IRPF2008v1.0.Zip
Notas:
Para efetuar a transmissão em qualquer sistema operacional, é necessário que esteja instalado o programa Receitanet Java 2008.01 ou superior.
A opção D é o arquivo JAR do instalador do IRPF2008. Para utilizá-lo, execute "java -jar irpf2008v1.0setup.jar" na linha de comando.
A opção E dispensa instalador, diferentemente das opções A, B, C e D que são os arquivos executáveis do instalador. Destina-se aos usuários ou administradores de sistemas que necessitam exercer maior controle sobre a instalação. Para usar a opção E, descompacte os arquivos no local desejado e utilize as instruções do arquivo Execute.txt
Observe os termos de uso da Receita
Lembramos que este site não possui vÃnculo oficial algum com a Receita Federal do Brasil, e que aquele órgão disponibiliza os programas para declração do Imposto de Renda mediante um Termo Público de Cessão de Direito de Uso da Receita Federal.
Mais informações podem ser obtidas diretamente no site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br
E como transmitir? Use o Receitanet
Para transmitir a declaração pela internet é necessário ter instalado o Receitanet, para saber como baixá-lo e instalar em seu micro, Clique Aqui.
Guia do Contribuinte
- Ganhos ou prêmios com Notas Fiscais ou sorteios também devem ser declarados no IR
- Cuidado com fraudes na declaração de vendas de imóveis ou transações imobiliárias
- Como entregar a Declaração do IR 2010: Prazo, Locais e Horários
- Resumo dos Direitos Trabalhistas válidos para trabalhadores no Brasil
- Como os casais devem declarar o IR 2009 para pagar menos e aumentar a restituição?
- Cuidado na Declaração do IR 2009: dicas para não cair em golpe expondo informações por email
- Códigos de Receitas do Grupo de Tributo Imposto de Renda da Pessoa FÃsica
- Tabela com Códigos de Receita para usar com tributos do tipo IR retido na fonte
- Retificação da Declaração impede queda na Malha Fina
- O brasileiro paga muito imposto?
- Como fazer o pagamento parcelado do Imposto de Renda Pessoa FÃsica
- Casos que obrigam a declaração pelo programa gerador do IRPF 2008
- Condições para a Suspensão do crédito tributário
- Saiba o que é e quando ocorre a Extinção do Crédito Tributário
- Quando pode ocorrer a Exclusão do Crédito Tributário
Guia Prático do Imposto de Renda