simplificada

Qual modelo de declaração do IRPF é melhor escolher: Simplificada ou Completa?

Quanto aos modelos de declaração disponíveis, é aconselhável que as pessoas que têm somente uma fonte de renda e poucas deduções a apresentar optem pelo modelo simplificado. Já o contribuinte com várias fontes de renda, altos gastos médicos, pagamento de pensão alimentícia, despesas com educação e previdência privada terá a ganhar se fizer a declaração completa.

Principais mudanças para Declaração do IRPF 2009: prazo final de entrega pela internet mudou

A Receita Federal do Brasil anunciou as principais mudanças que valem no preenchimento e entrega da declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano - IR2009. A novidade começa pelo fim da exigência de que o contribuinte informasse o número do recibo anterior para fazer a declaração do IRPF. O prazo final de entrega pela internet do IR 2009 também mudou.

Casais que trabalham podem declarar o IRPF de formas diferentes?

Sim. Os contribuintes casados que trabalham podem seguir a alternativa de um dos cônjuges declarar pelo modelo completo, lançando todos os dependentes na sua declaração e se beneficiando dos abatimentos oferecidos.

E o outro cônjuge optaria pela declaração simplificada, que substitui as despesas dedutíveis que podem ser declaradas no modelo completo pelo desconto padrão de 20%, porém limitados a R$ 11.669,72, sobre a base de cálculo do imposto.

Conteúdo sindicalizado

IRPF - Inicio