declaração

Saiba quais documentos juntar para preencher a declaração do IRPF

Os contribuintes que pretendem adiantar a entrega do IRPF 2013 devem reunir desde já os principais documentos que são utilizados no preenchimento da Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Fïsica. O prazo do IR 2013 começa no próximo dia 1 de março.

Confira as mudanças básicas na Declaração do Imposto de Renda 2013

Mudanças da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda referente ao exercício de 2013, ano-calendário de 2012. Confira as Normas e procedimentos:

Por meio da Instrução Normativa RFB nº 1.333/2013 foram estabelecidas as normas e procedimentos para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda referente ao exercício de 2013, ano-calendário de 2012, pela pessoa física residente no Brasil.

Imposto de Renda: Veja como se preparar para ser um dos primeiros a entregar

O período de entrega da DIRPF - Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda no Exercício 2013, que tem como ano-base 2012, começa em 1 de março. Os contribuintes que pretendem se antecipar e estar entre os primeiros a declarar o IRPF 2013 devem se apressar.

Prazo final do IR 2010: qual o último dia para entregar a Declaração do IRPF?

O prazo final para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2010 - Imposto de Renda Pessoa Física vai até o dia 30 de abril. Como os contribuintes podem escolher a forma de declarar, existem pequenas diferenças de horários, embora a data limite seja a mesma.

O tempo está acabando e muita gente ainda tem perguntas como:

Cuidado com fraudes na declaração de vendas de imóveis ou transações imobiliárias

Um aspecto importante ao qual todo contribuinte deve estar atento durante a declaração anual de ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física é o fato de a Receita Federal dispor de instrumentos cada vez mais eficientes de repressão à fraude. Todos os cuidados são poucos.

Como entregar a Declaração do IR 2010: Prazo, Locais e Horários

Todos os contribuintes que devem fazer a declaração anual de ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física de 2010 precisam entregar a declaração no período entre 1º de março e o prazo final: 30 de abril de 2010.

O que fazer se a conta bancária para depósito da restituição foi encerrada?

Se você fez uma declaração anual do Imposto de Renda de Pessoa Física e tem direito a restituição, mas por algum motivo a conta bancária que informou para receber a devolução do IR não pode mais ser usada, por estar encerrada, por exemplo, deve resolver o problema com duas opções:

Quais são as principais novidades da declaração do IRPF 2010?

Ao fazer a declaração do IRPF - Imposto de Renda da Pessoa Física 2010, os contribuintes devem ficar atentos para algumas novidades. As principais mudanças para 2010 são os parâmetros que definem quem fica obrigado ou não a declarar o IR.

Informação declarada ao IRPF em campo errado não gera multa, decide STJ

Com o prazo final para entrega do imposto de renda 2009, muitos contribuintes ficam preocupados em preencher a declaração de forma errada e acabar na malha fina ou penalizado com multa. Mas uma decisão judicial está aliviando o medo de errar na hora de prestar contas ao leão.

Como saber se preciso declarar o Imposto de Renda 2009? Confira quem deve entregar a Declaração do IRPF

Nesta época do ano muita gente se pergunta: "Será que eu preciso fazer a declaração anual de ajuste do Imposto de Renda?" O fato é que muitos contribuintes ficam na dúvida e acabam perdendo o prazo. Se você quer entender quem deve declarar o IRPF 2009, confira em quais casos os cidadão são obrigados a prestarem contas para Receita Federal brasileira.

Principais mudanças para Declaração do IRPF 2009: prazo final de entrega pela internet mudou

A Receita Federal do Brasil anunciou as principais mudanças que valem no preenchimento e entrega da declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano - IR2009. A novidade começa pelo fim da exigência de que o contribuinte informasse o número do recibo anterior para fazer a declaração do IRPF. O prazo final de entrega pela internet do IR 2009 também mudou.

Com MP-451, contribuintes economizarão até 52% no Imposto de Renda 2009

A aprovação da MP 451, que entre outros benefícios fiscais criou mais duas alíquotas na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física, dará um alívio substancial para o bolso do contribuinte já em janeiro de 2009.

Como declarar doações e empréstimos para Receita Federal

As pessoas físicas que no ano-base anterior efetuaram doações e empréstimos para outras pessoas físicas devem informar essa situação na Declaração de Ajuste a ser entregue até prazo estabelecido pela Receita Federal. Essa é uma dúvida que muitos contribuintes manifestam, pois crêem não ser necessário apresentar esses valores ao Fisco.

Como contribuintes devem declarar bens recebidos em herança ou em decorrência de divórcio

Os contribuintes pessoa física que em 2006 receberam bens por herança ou em virtude da dissolução da sociedade conjugal (separação judicial e divórcio) devem ter cuidado no preenchimento da ficha: “Bens e Direitos” da Declaração de Ajuste, a ser enviada à Receita Federal até o dia 30 de abril.

Confira o Calendário das Restituições para declarações do Imposto de Renda Pessoa Física entregues em 2008

A Receita Federal já publicou no Diário Oficial da União o cronograma de pagamento da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2008, ano-base 2007. Serão sete lotes, pagos entre junho e dezembro deste ano. O primeiro lote está agendado para o dia 16 de junho.

Conteúdo sindicalizado

IRPF - Inicio